Hoje vou fale sobre como assar bolos sem erros.Visto que como qualquer pessoa eu sempre arranco meus cabelos quando vou fazer bolo.Fico na preocupação, sera que vai solar, crescer muito, a forma foi certa.Espero que este pequeno post tire suas duvidas! Fiz minhas pesquisas nesses blogs: Pam* e la cucinetta
Foto:http://eatingmywords.southernliving.com
- Leia toda a receita , antes se quer de separar os ingredientes. Tenha certeza de ter tudo que a receita pede para assar o seu bolo perfeito. Se você esquecer de um ingrediente ou colocar um errado, o resultado pode ser desastroso. E importante ter certeza que a receita esta clara para . Retire os ingredientes que ficam na geladeira para fora e deixem que cheguem na temperatura ambiente.
- Tenha certeza que você tem as formas corretas. Unte o interior usando manteiga e farinha e retire o excesso. Reserve. A função da forma não é apenas estética: seu tamanho e formato influenciam na ditribuição de calor e no modo como a massa cresce e assa. A forma errada pode resultar num bolo queimado, meio cru, desigual.
- Pré-aqueça o forno com a temperatura especificada na receita, por pelo menos 20 minutos antes de assar o bolo. Para bolos a melhor posição é no centro do forno. A temperatura do forno para bolo simples deve ser de 180°C, ou seja, forno médio NÃO ABRA A PORTA ANTES DE DAR O TEMPO PEDIDO, ou o ar frio de fora pode fazer o bolo afundar. Quando a cozinha se enche de cheiro de bolo, geralmente ele está perto de estar pronto. Quando der o tempo e ele já estiver com cara de pronto, abra uma fresta do forno suficiente para passar seu braço sem se queimar e espete uma faquinha fina ou um palito de churrasco bem no meio. Se ele sair seco e limpo, pode desligar tudo e retirar o bolo.
- Meça exatamento todos os ingredientes usando copos medidores para secos e líquidos. Peneire todos os ingredientes secos. Recomendo ainda que se tenha uma balança de cozinha. A não ser que se especifique o contrário, as medidas de colheres e xícaras costumam ser exatas (no caso de ingredientes secos, encha o mais que puder e passe o dedo para nivelar e deixar a superfície lisa, mas sem apertar o conteúdo).
- Retire a forma do forno quando pronto e coloque sobre algum tipo de grelha e deixe esfriar de 10 a 20 minutos. Passe uma faca em volta da borda da forma para soltar o bolo. Segurando a grelha sobre a forma, gire para retirar o bolo. Deixe esfriar completamente.
- Recheio e Cobertura – até os mais simples bolos se transformam em grandes super-receitas quando recebem um delicioso recheio. Branquinho, brigadeiro, leite condensado, doce de leite são algumas sugestões que podem incrementar a sua receita. Ah, importante: o bolo deve estar completamente frio para receber recheio ou cobertura. E também deixe esfriar a cobertura e o recheio por cerca de 2 horas na geladeira antes de usa-los.
- Problemas:
- -Excesso de líquido
- -Insuficiência de qualquer dos ingredientes secos
- -Excesso de açúcar ou fermento
- -Temperatura do forno alta demais
- -Porta do forno aberta antes do tempo mínimo de cozimento
- -Mistura leve colocada em fôrma grande e funda
Um bolo “solado” (achatado):
- -Fermento vencido ou em pouca quantidade
- -Líquido em excesso ou ovos em falta
- -Pouca massa para uma fôrma grande
- -Quantidade insuficiente de açúcar
- -Mistura muito batida após inclusão da farinha
- -Excesso de farinha
Um bolo compacto, pesado:
- -excesso de gordura
O meio mais crescido e a superfície achatada:
- -Forma colocada em grade muito alta
- -Temperatura excessiva, formando rapidamente uma crosta sobre a massa.
Pão-de-ló com superfície irregular/rachada:
- -Forma pequena
- -Excesso de fermento
- -Forno quente demais
- -Massa assada em excesso
e muito bonito mais eu queria ser corbetura
ResponderExcluire sa receita e muito loga nao da para resulmo da receita
ResponderExcluirfjfuyhtugjyhgjghgfjfdhhgjmfhdgkdfhgufjkh
ResponderExcluir