Translate

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Tipos de Fermento

Hoje vou dar uma pincelada nos  diferentes tipos  de fermento que utilizamos na hora de preparar nossas gostosuras..... Se você for que nem eu e adora  livros  e revistas importadas , você deve sofrer ate  entender qual e o fermento corrreto que a receita esta pedindo. Ate porque no exterior a variedade de produtos e bem maior que  em nossos supermercados. Chega dar ate depressão......... mas sempre tem como dar uma adpatada, Quero agradecer a explicação excelente que encontrei neste blog que eu adoro e indico, tem receitas maravilhosas .Qualquer duvida e sinta- se a vontade em perguntar!


    Fermento ativo fresco (ou "de padeiro") / fresh yeast : Vendido em tabletes de 15g no Brasil, deve ficar na geladeira (em prateleira baixa) e tem curto tempo de duração. O frio retarda seu efeito: a 1ºC o fermento está inativo (temperatura de armazenamento); de 15-20ºC, sua ação é lenta, quando já na massa. A melhor fermentação, em tempo correto, é obtida em temperaturas entre 20ºC e 32ºC. Se aquecido a mais de 38ºC, a fermentação pode ser desacelerada, e a mais de 60ºC, o fermento ativo "morre", razão pela qual é preferível utilizar água em temperatura ambiente no preparo do pão do que correr o risco de banhar o fermento em água quente demais. Por isso, para fazer pão, a temperatura do forno deve estar correta: para que o fermento tenha o tempo certo de inflar a massa antes de atingir 60ºC e ficar inativo.  


Fermento ativo seco / dry yeast :Difícil de encontrar no Brasil, é o fermento fresco desidratado, por isso, seu poder de ação é maior que o fermento fresco. Deve ser utilizado na proporção de 50% em relação ao peso do fermento fresco. (Ex: 40g fermento ativo fresco = 20g fermento ativo seco.)  


Fermento ativo seco instantâneo / instant dry yeast / quick-rise yeast / rapid-rise yeast :É mais comum no Brasil, e costuma ser vendido em envelopes de 10g. Tem textura granulada e seu poder de ação é ainda mais concentrada. Deve ser utilizado na proporção de 35% em relação ao peso dofermento fresco. (Ex: 40g fermento ativo fresco = 14g fermento ativo seco instantâneo.)


Fermento químico em pó / baking powder : É uma mistura química seca que produz dióxido de carbono, dando volume e leveza a massas de pães rápidos e bolos, quando em contato com líquido e calor. O fermento químico moderno não reage sem o calor. 


Bicarbonato de sódio / baking soda:  Um pó alcalino que produz dióxido de carbono, dando volume e leveza a massas de pães rápidos e bolos, quando em contato com algum ingrediente ácido como: cremor tártaro, limão, buttermilk, iogurte, vinagre, cacau, entre outros. Pode ser usado no lugar do fermento químico em pó, desde que haja suficiente quantidade de ingredientes ácidos para reagir com todo o bicarbonato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário