Translate

terça-feira, 5 de junho de 2012

Sorvete de Caramelo

Foto do site


Nos fins de semana costumamos preparar coisinhas gostosas para sobremesa , seja pro almoço de domingo ou pro lanche de sábado. Esta receita vira e mexe ronda minha cozinha.E ja virou o sorvete favorito do meu irmão, marido..... Vale a pena fazer! Ha outra coisa que indico muito e comprar uma maquina de fazer sorvete! Depois que descobri essa maravilha quase nunca compro sorvete industrial.
Vale a pena o investimento! Sua família vai adorar!!!!!


Sorvete de Caramelo
(Do livro The food of France
Rendimento 4 porções )

Ingredientes:

  • 60g (1/4 xícara) de  açúcar 
  • 80ml (1/3 xícara )de creme de leite.(eu uso o fresco quando faço sorvete, mas a receita original não especifica.)
  • 3 gemas de ovo
  • 330ml (1 1/3 xícara )leite
  • 1 fava de baunilha ( pode ser essência , mas ai o sabor pode ficar um pouquinho diferente).

Preparo:

  1. Para fazer o caramelo, coloque 45g de açúcar  uma panela e leve ao fogo ate dissolver e começar a caramelizar, mexa a panela de um lado para o outro ate o açúcar chegar na coloração desejada.( a cor do sorvete vai depender do ponto do caramelo.)
  2. Remova a panela do fogo e cuidadosamente adicione o creme de leite. Mexe em fogo baixo ate o caramelo derreter.
  3. Bata as gemas com o acucar que sobrou ate ficar claro e macio.
  4. Coloque o leite e a as sementes da fava de baunilha numa panela e deixe levantar fervura , entao misture ao caramelo.
  5. Leve de volta ao fogo e misture a gemada.Mexendo continuamente.
  6. Cozinhe ate engrossar um pouco.Nao deixe leventar fervura.
  7. Retire do fogo e deixe esfriar (voce pode colocar a panela numa bacia com gelo)
  8. Coloque no tambor de sua maquina de fazer sorvete seguindo as instruções. Na minha eu deixe sempre de 30 a 40 min, depois transfiro para um pote que possa ir ao freezer e deixe umas duas horas antes de servir, mas você pode servir na hora so a consistência que fica um pouco mole.Eu sempre tiro do freezer uns 10 min antes de servir. 

Espero que aproveitem esse sorvete, eu gosto de acrescentar umas nozes, macadamia, o que tiver na despensa fica muito bom!

beijos carol

4 comentários:

  1. Adorei!!!
    tenho o tambor de fazer sorvete da kichenaid e nunca consegui fazer direito.Vou testar essa!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A minha sorveteira é a cuisinart, gosto muito dela.
      Eu comprei minha kitchenaid a uns 2 meses, ela é fantástica!
      Você tem que manter o tambor sempre no freezer e nunca colocar a mistura quente. Espero que consiga fazer este porque e muito gostoso!
      beijos
      carol

      Excluir
  2. Respostas
    1. Obrigada, esta receita realmente é muito boa!
      beijos carol

      Excluir